Como contar COM a câmera?

Contação de histórias em vídeo caseiro por uma perspectiva de vídeo-artesania.
Curso online para quem busca desenvolver mais intimidade, habilidades e criatividades com sua câmera em prol de suas produções em vídeo.
Serão 5 encontros semanais de 2h cada | Via Zoom
Vagas limitadas.
Realização: Jorge Marinho Produções e Coletiva Teatro

Este é um curso voltado para pessoas que buscam desenvolver mais habilidades, criatividades e intimidade com sua câmera em prol de suas produções artísticas e/ou técnicas em vídeo. A oficina online propõe exercícios de descoberta de novas possibilidades, ludicidades, caminhos e experimentações criativas para um trabalho de vídeo-artesania com a câmera, e não meramente para ela.

Assim, trabalharemos com nossas potencialidades e desafios já exercitados no ato de contar histórias e de se expressar/comunicar oralmente em situações presenciais, mas agora reinterpretados para uma linguagem de vídeo caseiro – aquele produzido com os recursos que já temos disponíveis conosco em casa. Também aprenderemos coletivamente um breve repertório conceitual que nos auxiliará em nossas produções futuras em vídeo. Portanto, não é necessário nenhum novo equipamento ou conhecimento prévio de edição ou audiovisual, apenas uma câmera (preferencialmente de celular) que você julgue possuir boa qualidade de captação de imagem e som. E, claro, trazer disposição para experimentar e brincar, para realizar exercícios práticos em casa ao longo das semanas, para aprender a se ver na tela e para encontrar beleza e nutrição na sua forma pessoal e singular de se comunicar através de um vídeo.

Ao final do curso, cada artesã ou artesão participante também terá desenvolvido um vídeo seu contando uma história, texto ou poema com a câmera.

Faça parte da próxima turma!

Relatos de participantes

"Que maravilhoso! Eles riram e entraram totalmente nas histórias. Realmente você aproveitou muito bem a câmera. Trabalhar com ela e não para ela. Anotado."
Lya Astrid, fotógrafa
"Tudo isso graças a esse novo olhar em relação à câmera. A impressão que tenho após o curso é que você tirou a máscara de um monstro e eu começo a me afeiçoar a ele..."
Hozana Costa, professora e escritora
"É uma experiência desafiadora e libertadora! ❤️ Libertei-me de um bocado de coisa, entre elas, a vergonha de gravar qualquer vídeo."
Fabíola Saraiva, professora

Laboratório Criação em Coletivo para a Cena
Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB), Brasília - DF
Copyright ©Coletiva - Todos os direitos reservados.