Nitza Tenenblat é artista, diretora teatral e pesquisadora com ênfase na práxis da direção teatral, interpretação e criação em coletivo. Com mais de vinte anos de experiência teatral profissional seus espetáculos já foram apresentados no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Romênia e Grécia. É mestre pela Royal Holloway Universidade de Londres e doutora pela Universidade da Califórnia, Davis.(2011).
Foi co-fundadora da Cia Zohar ao lado de Sandra Regina Gonçalves e Flavia Ibiapina, onde dirigiu os espetáculos In Natura (2001), Paralelo 15 (2004, Prêmio Regional Caravana Funarte) e 5 X David Ives (2005).
Desde 2011 atua como professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) onde é líder do grupo de pesquisa Criação em Coletivo para a Cena e membra da Coletiva Teatro. Neste grupo, com sede e laboratório na UnB, atua como coordenadora e diretora teatral e realizou trabalhos com repercussão em eventos científicos, artísticos e de formação educacional em âmbito local, nacional e internacional. Trabalhos dirigidos recentemente incluem os espetáculos O Amor Que Habito (2018), Uma Sonata Familiar (2019) com Michael Rau, Luar de Contos (2019) bem como a pílula poética Há Mar em Seus Abraços (2020) em parceria com Glauco Maciel.